A obter dados...
A Freguesia de Souto da Carpalhosa situa-se na região do Pinhal Litoral, a 15 Kms a norte da cidade de Leiria.
Esta antiquíssima freguesia estende-se sobre uma superfície de 30,3 km2, sendo hoje a oitava maior, quer em população quer em área, no concelho de Leiria. As freguesias vizinhas são quase todas ex-território da mesma, sendo que a norte confronta com as freguesias de Carreira, Monte Redondo e Bajouca, a Sul com a freguesia da Ortigosa, a Nascente com a Bidoeira de Cima e a Poente com a Freguesia de Monte Real.
Esta Freguesia localiza-se próximo dos 32.º de latitude Norte e dos 0º 20’ de longitude Oeste, numa área um que o ponto mais alto se encontra próximo dos 160m.
O território da Freguesia de Souto da Carpalhosa apesar de se inserir numa região de relevo pouco acentuado é caracterizado pela existência de outeiros, montes, colinas e montanhas pouco acentuadas entrecortadas por vales onde situam ribeiros afluentes do Rio Lis.
Podemos identificar como principais as seguintes ribeiras: a Ribeira da Assenha, que atravessa o lugar do Souto e posteriormente as Várzeas; o Ribeiro da Carpalhosa ao qual se juntam os ribeiros de São Bento e Camarneira e do Vale da Amieira e também a Ribeira de Monte Agudo (limite de freguesia).
As características de relevo da freguesia justificam muito o espírito de “capelinha” existente entre as localidades. As ribeiras dividem claramente a freguesia em três partes que em tempos idos constituíam barreiras naturais entre as várias comunidades. Antes da abertura dos principais caminhos municipais, quando as chuvas aumentavam consideravelmente os caudais dos ribeiros, tornava-os impossíveis de transpor. As deslocações à sede de Freguesia eram limitadas a carreiros. O isolamento era um facto, a inexistência de vias de comunicação entre os vários lugares centrais da freguesia foi uma realidade até ao anos 60 do século XX.
Esta freguesia é constituída por 23 lugares. Podemos identificar nove localidades que se destacam. São lugares centrais que apresentam uma dinâmica social muito demarcada e independente dos lugares limítrofes.
São lugares onde se constituíram colectividades e onde existe uma igreja ou capela. Assim sendo, consideramos:
Publicado por: Freguesia de Souto da Carpalhosa
Última atualização: 06-12-2025